O surgimento da Song of Storms.

Image Hosted by ImageShack.us

Se você já jogou Zelda: OoT, deve ter notado que existem alguns problemas paradoxais em relação as viagens que o Link faz pelo tempo. Um desses problemas que ganhou fama foi em relação a música “Song of Storms”. Veja bem, para aprender essa música você tem que avançar no tempo para a fase de Link adulto. Indo para o moinho em Kakariko Village, o cara que fica tocando lá dentro diz que aprendeu essa música (Song of Storms) por um garotinho, e lhe ensina essa música. Aí, quando você volta no tempo sendo Link criança, você ENSINA a música para ele.

Entenderam aonde eu quero chegar? Se o Link aprendeu com o cara do moinho, e ele aprendeu com o Link, então de onde diabos surgiu essa música? Quem realmente ensinou a quem?

Essa é uma das questões não explicadas no jogo, e que deu origem a várias teorias a respeito. Abaixo vou listar aquelas que eu achei mais interessantes:

Teoria da Terceira Pessoa

Essa teoria diz que existiu uma terceira pessoa, que ensinou ao Cara do Fonógrafo (vou chamar agora ele de CF), que ensinou ao Link adulto, que por sua vez voltou no tempo e o ensinou ANTES dessa terceira pessoa. Só que o CF deixa bem claro que quem o ensinou possuia uma ocarina, dando a entender que foi o próprio Link mesmo. Essa teoria se apoia na hipótese de que o Link ensinou ao CF depois de voltar da aventura em Majora’s Mask (aonde ele aprende a Song of Storms em Ikana Graveyard, com um fantasma), mas acaba existindo um problema nessa teoria, pois Majora’s Mask acontece DEPOIS de Ocarina of Time, ou seja, ele já havia aprendido essa canção em OoT, então é impossível que Link tenha aprendido com o fantasma, voltado no tempo e ensinado ao CF, já que ele já teria feito isso antes. É tanto que quando você aprende essa canção no Majora’s Mask, aparece lá “You REMEMBERED the Song of Storms” (Você RELEMBROU a Song of Storms).

Mas pode ser que tenha existido um outro garoto com uma outra ocarina, que ensinou a música ao CF. Mas até hoje não existe nada que prove a existência de mais alguem com uma ocarina em OoT.

Teoria da Anomalia Temporal

Por causa das constantes viagens pelo tempo, Link acaba causando uma anomalia temporal, criando coisas que não deveria existir, como a Song of Storms. Ela surge do nada porque Link viaja no tempo, e, temporalmente, essa música passa a sempre ter existido.

A aceitação dessa teoria é praticamente nula, pois não se pode afirmar com certeza que viagens no tempo possam ou não causar anomalias temporais desse tipo.

Teoria da repetição

Fonógrafos sempre tocam a mesma música, já que ela fica gravada no aparelho. O fonógrafo do CF já tocava a Song of Storms. Só que o fonógrafo do cara não é mágico, por isso não faz chover. Ao contrário, a Fairy Ocarina e a Ocarina of Time são mágicas e por isso causam tempestades.

Quando Link repetiu as mesmas notas que saíam do fonógrafo acabou por invocar as chuvas e causando todo o transtorno.

Quando Link vai lá como criança, ele não ENSINA o cara, ele simplesmente reproduz o som do fonógrafo e causa a tempestade que o próprio fonógrafo sozinho não era capaz de produzir. E quando ele é adulto, aí que o cara conta como foi o acontecido para o Adulto e o Link realmente aprende a canção. Em suma, o CF já sabia a canção antes do Link criançar ir lá tocar, então já sabemos quem iniciou o circulo vicioso: O Cara do Fonógrafo.

Mas o CF mesmo fala com o Link adulto a seguinte frase: “Back then a mean kid came here and played a strange song“, o que dá a entender que o CF não conhecia a música, apesar dessa música estar gravada no fonógrafo, já que a música que toca no moinho é a que, teoricamente, o CF está tocando. Pode ter sido um erro feio da Nintendo, ou o sentido de “estranha” se deve ao poder mágico dessa música tocada na ocarina, ou a música que o CF toca não é a mesma que se ouve no moinho.

Além disso, essa teoria não explica como o CF diz para o Link adulto que conhecia um garotinho (Link criança) SEM que esse mesmo link criança tenha ido para o moinho, já que você não é necessariamente obrigado a ir para o moinho no passado antes de ir pela primeira vez para o futuro. Resumindo, continuamos sem saber de onde surgiu a tal música.

Pra falar a verdade, se você souber o caminho do deserto decorado não é preciso adquirir as Lentes da Verdade, que são adquiridas secando o poço. Se você não vai precisar secar o poço, então não tem necessidade nenhuma de tocar para o CF.
Mas isso daí já é trapaça. =P

Teoria da relatividade temporal

Link era adulto, e aprendeu a Song of Storms. Ótimo! Ele volta no tempo, na Linha do Tempo, mas não volta na sua própria linha do tempo! O que aconteceu no futuro é passado para ele! De modo que quando ele ensina essa música, ele já a tinha aprendido, porque no passado dele, no futuro de Hyrule, a mesma pessoa a quem ele ensinou o ensinou….

Recapitulando: a música foi criada pelo compositor do moinho. Link a aprende e volta no tempo, mas ele já a aprendeu no passado. Ele vai até a pessoa do moinho e ensina a música. Isso é o presente da pessoa do moinho, mas Link só pôde ensinar a Song of Storms porque ela o ensinou no passado dele. De modo que foi ela que a criou…

Essa teoria é boa se for levado em conta que o CF originalmente criou a música. Mas como foi visto na teoria passada, a frase “Back then a mean kid came here and played a strange song“, dita pelo CF, acaba dando a impressão de que ele não conhecia essa música.

De novo, não sabemos daonde surgiu essa maldita música…

———-

Por ai vocês já devem ter notado que a Nintendo não pensou nos paradoxos decorrentes de se viajar no tempo, e muito menos no surgimento da Song of Storms. A idéia foi boa, mas na prática acabou gerando muita confusão. Se você quer ver mais teorias ou tem mais alguma sugestão de teoria em relação a Song of Storms, pode discuti-lá no forum da Hyrule Legends.

13 Respostas

  1. puts… tu é muito nerd e muito aficcionado nesse jogo!!!
    tu começo a fala tantas loucuras que nao entendi nada!!
    nossa…
    nem tenho mais palavras…
    por aki ja chega pra mim!
    FUI

  2. Hahaha acho que sou um pouco dos dois😄.
    Acho que eu não consegui explicar com clareza o meu ponto de vista.
    Mas o processo de volta do tempo em si não tem muito sentido no jogo, e é cheio de falhas e paradoxos.
    Pra falar a verdade, Zelda sempre foi um jogo simples em relação a história, os fãs é que tentam deixá-la mais complexa e panz.

  3. eu entendi todos os seus pontos de vista, alias ja pensei muito nesse paradoxo temporal, e em muitos outros, como por exemplo em majora’s mask…. é complicado, nao da pra dizer ao certo e por mais que a teoria explique algumas coisas outras permanecem

  4. nossa que preguiça…to meio perdido😛O_o

  5. e ai galera..!
    bom, pensando nessa teoria eu chego a seguinte conclusão:
    pode ser q existam varias linhas temporais, ou dimensões, onde existam varios links e varios CF’s, partindo da ideia de multiverso muito usada pelos caras da DC. O link q ensinou o cara a tocar pode ter sido qualquer outro link, não necessariamente oq usamos no jogo.

  6. pessoal e se a princesa zelda no final do jogo (OoT) te manda pro passado mais distante daquilo que aconteceu no OoT é como se tudo aquilo não aconteceu e o CF naum aprendeu a musica por isso que vc a ensina de novo

  7. Mas vocês esqueceram que a Zelda tinha uma Ocarina antes de entrega-la ao Link u_u E ela podia muito bem ir em Kakariko, já que a Impa é de lá. -Q Ok, ‘a mean kid’ não poderia ser a Zelda. . . Mas não seria o Link tbm, ele é bonzinho. -Q Eu pensei bastante sobre isso quando aprendi SoS. Acho que eles se perderam em seu prórpio paradoxo temporal, e quando alguém percebeu o erro o jogo já tinha saido. e-e -Q

  8. Na verdade, você está partindo do conceito que o tempo, no universo, é fluido e absoluto, que é uma das correntes de pensamento no mundo científico.
    Porém, existe outra corrente que considera que o tempo é, na verdade, um gráfico linear. Isso significa que todos os acontecimentos já estão programados a acontecer em determinados momentos de um referencial. Quer dizer que a song of storms se autogerou, independentemente do universo (imagine a criação dela como uma fita de Möebius: não há um começo nem um fim). Isso não é um paradoxo temporal, ele apenas parte do princípio que o tempo, em verdade, não é fluido (que é a única explicação para a qual é possível viajar no tempo.) Tempos fluidos não permitem retorno sem a criação de multiversos, e nesse caso você teoricamente sairia do seu próprio universo e criaria um universo alternativo (tipo o Trunks do futuro em Dragonball Z, que volta ao passado mas não altera o seu presente por criar um universo novo em que o Goku não morre). Logo o jogo está corretíssimo, e a música deu origem a si mesma.

    Outro canto que aparece essa mesma linha de pensamento é um mangá razoavelmente conhecido, Tsubasa Reservoir Chronicles (aquele da Sakura e do Shaoran de Sakura Card Captors adolescentes), em que o personagem principal é, na verdade, um clone do próprio filho pelo mesmo motivo (voltou no tempo, encontrou a esposa, casou, teve um filho, o filho viajou para outra dimensão e foi clonado).

    Espero que não tenha ficado muito complicado u.u .

  9. bom, na verdade, existiu 4 tipos de link,passado,presente,futuro proximo,futuro distante,o link do futuro d, foi falar com o fantasma em um dia nublado, mas ao mesmo tempo o link do passado ainda estava na floresta,em um dia nublado, o link futuro distante,conversou com o fantasma,ele disse que seu irmão compos uma musica da maldição,link(futuro dis.)perguntou as notas e transformou no contrario(tan tan tam tan tan tam) so que faltava algo,em tão acidentalmente linkfes uma nota e o fantasma outra,então repitiram e terminaram(tan tan tam, tantan tam, tin ti tin ti tin tan dan)então link do passado estava em direção ao castelo, o link futuro dis. foi então para perto da casa do kafei, lá ele viu um kara tocando, ele disse que não aguentavam ouvir ele, pois entçao link ensinou esta canção a ele, apos derrotar majoras mask, ele volta pra kasa e o portal dimensional fech fazendo tudo começar denovo,pois então llink futuro proximo (o link futuro distante no caso) foi no moinho, a surpresa é que este cara passou no portal junto com link,pois ae link voltou no passado(por meio do song of time) e chegou ao link pequeno então quando este link foi no futuro , au mesmo tempo foi no passado fazendo o cara saber a canção, so não esperava tter lembrado quem o ensinou, ate que lnk fez o moinho chover e fim!

  10. Foi o pirralho do a link to the past!
    A Link to the Past ocorre após o acontecimento do OoT o que significa?
    Que aquele pirralho ensina a musíca para o guru-guru, o guru-guru Sendo muito lesado,esqueceu que quem ensinou a musica para ele fora o pirralho! E não o link,como deu a entender,pois o pirralho e o link usam o mesmo gorro gay!

  11. :O nao compreendi anda desse de existia 4 links…
    mas oq eu eu entendi foi que link pode tre causado algumas anomalias sim…. pois ele vouta no tempo em majora’s mask tbm… e muito complicado… o misterio msm esta nesses dois jogos

  12. eu quero saber como toco na ocarina de verdade!!!!!

  13. Na verdade acho bem simples…vamos lá, no passado quando fala com ele nao rola “nada”…vc deve ir no futuro e falar com ele para então aprender correto? Eu penso da seguinte forma o cara do moinho em algum momento da vida criou a música….e ess tal criança no caso link escutou e aprendeu…devido as viagens temporais faz com que o link no passado que nao e você mas e outro link que ja foi ao futuro e tenha aprendido a música…volta no tempo antes do cara do moinho ter criado a musica…logo ele altero o futuro pois agora a criação do cara do moinho nao e mas dele pq o link voltou antes dele ter criado….. Nao sei se você compreendeu escrevo meio ruim e do celular….espero ter ajudado de alga forma

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: